top of page

Tel: (21) 99241-7559

Buscar

Existe remédio para esquecer um amor?

  • Foto do escritor: Karen Dias Jones
    Karen Dias Jones
  • 27 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura


“Faço você esquecer a pessoa amada.”

As questões de amor na clínica são muito recorrentes. Em uma sessão, uma paciente após o divórcio, solicitou-me uma medicação que a auxiliasse a esquecer o ex-marido. Respondi que se esse remédio existisse a indústria farmacêutica estaria ainda mais milionária, o inventor dessa “cura” ficaria em um bom lugar. Afinal: Quem não gostaria de esquecer um relacionamento amoroso ruim? Ou até mesmo os bons?

Por vezes, os términos são extremamente dolorosos, pensamentos estão constantemente voltados para o objecto de desejo (ou de mágoa), quase como uma obsessão que se apresenta em qualquer hora: Ao dormir, ao se alimentar, ao assistir um filme ou a realizar qualquer outra actividade. O cérebro fica a buscar no passado possíveis erros e falhas e se ainda há conserto na relação. Este constante “retornar para lembranças”, causa sofrimento e angústia.

O desejo é de retirar milagrosamente essa dor de dentro e encontrar alívio e descanso.

No filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”, acompanhamos o desespero de um jovem que foi “apagado” da memória da ex-namorada. A dor do fim era secundária: Sua ex-namorada havia esquecido de tudo, inclusive dos ganhos obtidos na relação. Voltou a ser pessoa anterior à vida com ele, como se nada tivesse acontecido.

Somente ele vivia com a dor e o prazer da existência dela, só ele lembrava-se dos momentos bons e ruins. Toda história permaneceu somente com ele.

Alguns amores e ex amores são assim: Somente um que se recorda, que sofre. O outro supera e a sensação de abandono é reforçada, afinal houve um término e o esquecimento real.

“Abençoados os que esquecem, assim eles superam até os seus erros”.

Será que esquecer é a solução? Claramente não.

Mas como fazer para superar a dor?


Em psicoterapia é possível entender o que provoca a dificuldade e a não aceitação do fim, o que aprisiona ao amor que acabou e finalmente, encontrar um caminho para superá-lo.

Ouça-se. Supere. Faça psicoterapia.



Photo by Christina Victoria Craft on Unsplash.

 
 
 

Comments


© 2020 por Karen Jones.

bottom of page